quarta-feira, maio 02, 2007

Ik spreek nederlands!

... ou simplesmente Eu falo holandês.

Ontem de noite tive a minha primeira experiência com a língua holandesa, e estou surpreso: é fácil e intuitivo para mim, a partir do meu bom português, alguma noção de latim, e uma boa dose de inglês, deduzir e compreender como funciona a língua local.

Eu cheguei uma hora atrasado para a primeira lição, que me pegou de surpresa: eu esperava fazer inscrições e aguardar ainda um tempo pelo início das aulas.

A classe é pequena e o pessoal, meio desinteressado. Mas o professor é razoável, segue o livro-padrão para ensino da língua e se mostrou capacitado para ensinar, e preocupado com a pronúncia e com a gramática.

Daqui a pouco eu vou comprar meus livros e um belo conjunto de dicionários inglês holandês e vice-versa; mais tarde, um dicionário da língua holandesa para aprender sobre os sinônimos e talvez uns bons quadrinhos do Pato Donald, em holandês, para relaxar... ;-)

Eu voltei feliz da vida para casa, cantando alto e tudo. Adorei começar a compreender os locais.



Ah, sim, um grande desapontamento: "jullie" não é uma garota...

2 comentários:

Rafaela disse...

Oi! Você não me conhece...
Estava pesquisando sobre a Holanda/Amsterdã/etc e achei esse blog.
Bacana a maneira que você escreve =)
Se tudo der certo irei para Leiden em agosto, ser Au Pair...
Grande Abraço
rafapdalbem@yahoo.com.br

André disse...

Já bebe a cerveja e vai começar a falar a língua. Vai mesmo virar um nederlander!

E o que é "jullie", afinal?