quinta-feira, agosto 02, 2007

Vida Social na Holanda

A minha vida social aqui tem aumentado, gradativamente. Eu tenho conhecido mais gente, tenho feito contatos, participado de encontros sociais, do clube do livro e de muitas outras atividades. Também ajudou bastante ser apresentado aos conhecidos do Joel Bernstein, e participar das conversas animadas que acontecem nos canais de IRC.

Já o trabalho não foi uma fonte de contatos muito grande. Eu conheci apenas a Maria Hernandez, uma garota espanhola que gosta de paella valenciana, trabalha com marketing na internet e é maluquinha, maluquinha...

E, em último lugar no ranking de pior forma de se fazer amigos (pelo menos para mim) está o MeetIn.org, onde o pessoal é socialmente muito ativo, mas se dá a conhecer muito devagar...

Em geral, eu tive melhores experiências sociais com gente mais próxima da minha cultura, e tive experiências piores com gente de culturas mais distantes da minha.

Para ilustrar o que eu digo, vou citar um exemplo que o Norberto (hum... mais um amigo que eu fiz no trabalho, mas que ainda preciso consolidar) me apontou: quando eu falo alto e explosivamente (como qualquer bom latino faz, mas mais acentuadamente no meu caso), eu assusto muito todo mundo que não é de cultura latina. Isto tem sido uma experiência especialmente dolorida quando se trata das pessoas com quem eu trabalho: eu tenho fama de carrancudo no trabalho, e apenas quem se aventura a chegar mais perto de mim é que entende que eu tenho um bias cultural muito grande.

Claro, isso tudo se aprende. Eu descobri já que os ingleses, de uma maneira geral, preferem muito mais quando a gente fala baixinho com eles, quase nun sussurro... e que, quanto mais ao norte (os escoceses) por exemplo, mais alto se pode falar.

De qualquer forma, eu estou aprendendo. Claro, eu espero que mais desafios apareçam em breve e que eu me divirta ainda muito mais durante esta minha primeira experiência de viver efetivamente fora do país (não, Portugal não contou como experiência no exterior).

Um comentário:

Maria Looking 4 Maria, Pics & Friends disse...

am i crazy?.. dont think so!! :-)

i think you have that south american + spanish way to behave.. being expressive and enthusiastic with many things.. but wouldnt think is a bad thing.. is just the way you are.. and if the others dont understand it.. just fuck them!...

at least, that is my opinion and the way im beahaving lately.. dont think make sense try to make the others understand you.. whoever worth it will understand you...