sábado, setembro 22, 2007

As aulas de holandes da UvA...

Para começar, UvA não é fruta. ;) É a Universiteit van Amsterdam, a universidade que fica em Spui, no centro da cidade, que oferece o espaço para um dos cursos de holandes mais conceituados da Holanda, segundo as minhas fontes estrangeiras no escritório.

Eu comecei a ter aulas de holandes no Instituut voor Nederlands als Tweede Taal (INTT) (Instituto para Holandes como Segunda Língua) no dia 12 de outubro de 2007. Este é o meu segundo curso de holandês, mas o primeiro que eu sou obrigado a levar à sério.

O primeiro curso de holandês que eu fiz foi pela associação portuguesa de Amsterdam, durou exatas 8 aulas e não me serviu de muito. Eles não cobram nada pelas aulas, mas também não se pode contar com coordenação entre os assuntos ensinados entre uma aula e outra, nem com um programa muito estável para seguir. Foi um primeiro contato sem compromisso, e eu gostei do que eu ouvi.

Agora, para o curso do INTT eu estou estudando cerca de 6 horas por semana, e tendo aulas de cerca de 3 horas. Com umas poucas aulas, e o método audiovisual que eles usam eu já consegui algum progresso notável (consigo distinguir sujeito, verbo e predicado em holandes, e consigo identificar orações subordinadas, o que não pode ser considerado trivial).

Eu estou feliz com o curso, e acho que com um pouco mais de tempo e dedicação vou conseguir até mesmo falar em holandês... meninos e meninas, preparem-se para um conjunto totalmente novo de palavrões... ;-)

Nenhum comentário: