quinta-feira, novembro 15, 2007

Fietsman over ijs (Ciclista sobre o gelo)

Hoje, o dia amanheceu mais branco do que de costume: geou forte durante a madrugada, e o chão estava coberto de gelo, em alguns lugares.

Estava indo para o trabalho de bicicleta, como de costume, quando, depois da pequena elevação que é a ponte sobre o canal marginal do passeio de bicicletas Christofel Plantijn, eu vi uma cena inusitada: duas pessoas se erguiam do chão com suas bicicletas. Inicialmente, eu achei que elas tivessem batido ou se desequilibrado uma à outra. Mas, então, alguém que estava vindo na calçada sobre o canal olhou para mim e gritou "IJS" (gelo, em holandês) (lê-se "ais", pai").

Assustado, eu brequei, sem compreender o que estava acontecendo. Bom, eu pressionei os manetes do freio. Eu acho. Tem de ser. De qualquer forma, a bicicleta simplesmente ignorou o fato de os manetes do freio estarem completamente pressionados e continuou andando. Eu me desequilibrei (claro) e caí. Neste momento, miraculosamente, o gelo em que eu estava andando se tornou novamente o asfalto do fietspad ("ciclovia", em holandês), e eu ralei um dedo antes de lembrar das minhas lições de judô e rolar para amortecer a queda.

Noves fora, foi engraçado. Eu ainda estou assustado (acho que deslizei uns três metros antes de cair), mas estou em ordem. Muito pior foi o pessoal que caiu desavisado na minha frente...

Agora, eu me pergunto onde será que posso comprar correntes para os pneus da minha bicicleta...

Nenhum comentário: