terça-feira, março 18, 2008

Holandês, produzindo resultados.

Hoje, durante a minha aula de holandês, eu estava admirando o fato de eu já consigo compreender uma quantidade respeitável de palavras, e conseguir ler sem muitas dificuldades desde o Pato até as cartas que chegam aqui em casa.

E aí, quando eu achava que a minha noite estava ganha, a professora propôs que a gente fizesse uma apresentação individual de 3 minutos cada um sobre alguma coisa que a gente conhecesse, em língua holandesa.

Admirado e boquiaberto, eu escutei e compreendi meus colegas de curso falar sobre os mais variados assuntos. E, quando chegou a minha vez, fiquei ainda mais admirado por conseguir falar sobre minha leitura, meu trabalho e a minha vidinha na holanda, em holandês. E fiquei ainda mais admirado quando eu finalmente compreendi que os meus colegas (russos, croatas, islandeses, casaquistaneses, estadounidenses, neo-zelandeses, australianos, e poloneses) eram capazes de compreender as coisas que eu dizia, e respondiam de volta.

Claro, como tudo o que é bom acaba, o meu "transe linguístico" terminou em 3 minutos, mas, desta vez, pela primeira vez desde que eu cheguei na Holanda, 15 mêses atrás, eu consegui enxergar o país com os meus ouvidos. E eu gostei do que minhas orelhas viram. :)

2 comentários:

Russo disse...

ahahahahha parabéns Fields!!

Só toma cuidado com essa história de ver com as orelhas, porque é assim que a coisa começa: um dia, ouve, outro dia vê, daqui a pouco decide ficar grande e começar a pensar :P

marmita disse...

Meus parabéns, mais uma vez!
Fico orgulhoso de pensar nesses `transes` em que você pode entrar, daqui para frente!
VEJA VOCÊ: o mundo não fala apenas uma lingua! e a cultura não é apenas norte-americana, não senhor!
Mergulhe nesta (ou o que resta dela) cultura.
Parabéns, mais uma vez!