sexta-feira, março 28, 2008

Meu Teste de Holandês...

Bom, finalmente chegou o dia de fazer o meu nederlandsetaaltoest (incrível como a gente acaba achando útil palavras assim para dizer coisas complicadas como "Avaliação de Língua Holandesa").

Todo mundo estava um pouco nervoso, já que este teste tem formato diferente do primeiro. O primeiro teste tinha apenas dois exercícios, um de vocabulário (do tipo "complete a sentença"), e outro de gramática.

Já este tinha três etapas, muito mais sofisticado e abrangente.

A primeira etapa era algo que se parecia com um "complete a sentença". 30 minutos, 25 frases, 25 palavras (algumas verbos; outras, substantivos compostos) que a gente tinha de fletir corretamente (verbos para o tempo e a pessoa correta; substantivos compostos para a forma e concordâncias adequadas).

Depois, uma pausa, 15 minutos.

A segunda etapa era um teste de escuta. Tocaram um playback de 30 minutos para a gente, com as instruções, os exercícios, as questões e as opções, e a gente tinha de responder num formulário pré-impresso.

E mais uma pausa de 15 minutos.

A terceira fase era um teste de escrita e redação. Algumas propostas e frases soltas, e a gente tinha de escrever (bastante, até) para completar frases, descrever situações a partir de ilustraões e coisas similares.

O teste todo, com pausas, durou 3 horas inteirinhas.

A gente saiu zonzo, mas otimista. Até eu, que fui para o teste achando que não seria possível ser aprovado, saí da prova otimista.

O resultado deve sair em 3 ou quatro semanas.

Agora, é roer o que sobrou das unhas e aguardar.

Nenhum comentário: