sexta-feira, maio 23, 2008

O alcalóide e a octagenária

Potássio. Símbolo químico K. Número atômico 19. Um metal alcalóide semi-prateado conhecido por sua fortíssima reatividade e grande potencial de liberação de energia. Parte importante da bomba de sódio-potássio, peça fundamental para a manutenção do equilíbrio do potencial de repouso das células de todos os organismos pluricelulares. Inclusive o das octagenárias.

Octagenária. Frequentemente vestida com estampas floridas, normalmente saias e blusas, com cabelos brancos, muita paciência, e, frequentemente, filhos e netos. Por vezes, mesmo bisnetos. Do latim octogenarium, literalmente "que contém 80". Ou, popularmente, uma pessoa cuja idade está entre os 80 e os 90. Inclusive, a minha avó.

Ontem de tarde o nível do metal alcalóide no sangue da minha octagenária favorita mostrou-se perigosamente elevado, em torno de 200% acima do valor de referência.

Ela foi internada na UTI do hospital São Leopoldo, onde o tratamento persiste, e apresenta leve melhora. Eu estou na expectativa, mas esperançoso. Não vai ser um alcaloidezinho qualquer que vai me tomar a minha octagenária.

Um comentário:

Nina disse...

Melhoras para sua Avó! :)