sábado, setembro 13, 2008

As férias que eu ganhei durante as minhas férias...

A semana que vem eu estou de férias, por conta das férias que eu ganhei por ficar doente durante as minhas férias no Brazil.

Confuso? Eu não acho. A Holanda, assim como alguns outros países do norte da Europa, obriga as empresas a contratarem um seguro individual para todos os funcionários (sejam eles consultores, terceiros, temporários ou permanentes) que cobre o pagamento dos salários em caso de doença. Tudo o que é preciso fazer para acionar o seguro é, na manhã do dia em que você ficar doente, telefonar à empresa (ou usar o sistema de aviso pré estabelecido) e informar o pessoal do RH que você não está se sentindo bem e que não vai trabalhar.

Isso custa uma miséria, por causa da economia de escala (é um país pequeno, mas ainda assim é um país), mas contribui muito para melhorar a qualidade de vida de quem trabalha.

Sim, você pode ligar e dizer que está doente se estiver doente mesmo, se for apenas um resfriado, e se estiver com constipação; também são motivos válidos (desde que você não abuse) enxaqueca e ressaca.

Para quem não se lembra, eu fiquei bem doente [1][2] durante as minhas últimas férias no Brazil. Fiquei cerca de 10 dias de cama, à base de antibióticos. Não foram férias adequadas, em vários sentidos.

Quando eu voltei para Amsterdam, comuniquei à empresa que eu estivera doente, e eles empurraram de volta os meus dias de férias. :) Nunca pensei que um dia eu me sentiria tão mimado por uma empresa, depois que a bolha da Internet estourou.

Bom, de qualquer forma, depois de estudar feito um doido por tanto tempo, vai ser bom relaxar e bancar o turista em Amsterdam. Vou ficar 10 dias à toa e vou tentar bancar o turista o mais que eu puder, visitando os lugares de Amsterdam que os locais nunca tem muito tempo para ver, como os moinhos de vento, os museus e as salas de concerto...

Um comentário:

Anônimo disse...

Demorô!