domingo, outubro 12, 2008

Eu não sou o Jamie Oliver...

Sunday's Lunch
Eu não sou o Jamie Oliver, isso tem de ficar claro desde agora. Mas, de vez em quando, eu também acerto. Hoje, por exemplo, eu me preparei um salmão marinado em vinho branco, com molho à base de shiitake, pimentão verde, e alcaparras de se tirar o chapéu.

A receita é simples. Os ingredientes para uma pessoa são:

  • 280 gramas de salmão fresco;

  • 30 gramas de alcaparras em conserva;

  • 1/2 pimentão verde, limpo, sem sementes, cortado em cubinhos;

  • 100 gramas de cogumelos shiitake, frescos;

  • 1 copo (120ml) de vinho branco;

  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem;

  • Suco de 1/2 limão (20-25ml);

  • Sal e Pimenta Limão a gosto.

Preparar também é fácil:

Primeiro, fure o salmão com um garfo para ajudar a penetração do tempero. Coloque o salmão numa tijela ou prato fundo, acrescente o limão, o vinho, a pimenta, o sal, o pimentão. Esmague algumas das alcaparras para ajudar a liberar o sabor delas, e junte ao salmão e ao resto dos ingredientes. Coloque na geladeira, deixe marinar por 30 minutos, pelo menos.

Corte os cogumelos shiitake em metades, mais ou menos do mesmo tamanho. Cuidado para não fazer pedaços muito pequenos, o shiitake tem textura delicada e vai ser ofuscado pelos outros ingredientes se você cortar ele muito pequeno.

Aqueça o azeite em fogo brando até estar bem líquido (2 minutos devem bastar); separe o salmão da mistura em que ele está marinando e frite por 5 minutos, virando o salmão para dar um tom vermelho-dourado em ambos os lados.

Quando o salmão der sinais de que está meio frito (observe uma pequena quantidade de gordura branca se formando no lado sem escamas), acrescente o resto da mistura onde o salmão estava marinando, tampe e deixe começar a ferver.

Depois que a mistura começar a ferver, agite a frigideira para ajudar a cobrir o salmão. Não use instrumentos para isso, você pode danificar o salmão, que tem estrutura bem frágil, depois de cozido.

Acrescente os cogumelos shiitake cortados, continue agitando a intervalos regulares até que a mistura reduza totalmente. Sirva em prato raso, com o molho e os shiitakes ao redor, acompanhado pelo vinho branco que você usou no molho.

Não me culpe pelo seu desejo incontrolável de lamber o prato quando terminar.

Um comentário:

Nélio disse...

De facto, até me deu fome agora! :)

Parabéns, pelo menos de aspecto, ficou delicioso!

Abraço