domingo, novembro 23, 2008

Sobre o MusicBrainz

De uns tempos para cá, por conta da quantidade absurda de música que eu tenho escutado, estava tendo problemas com classificação: muita música para classificar, pouco tempo para digitar e corrigir os títulos e outros atributos das músicas.

Claro, como sempre, eu confio no Bibliotecário Bêbado para dar sugestões sobre como resolver problemas relacionados com administração de informação.

Com pouca pesquisa, descobri uma ferramenta e uma organização sem finalidade lucrativa chamada MusicBrainz, que está tentando classificar e identificar todas as gravações publicadas em LP, CD, DVD, e o que mais vier aí para frente.

Entre outras coisas muito interessantes, eles oferecem uma ferramenta para manipular a meta-informação contida nos arquivos MPeg de nível 3 (popularmente conhecidos como MP3), automaticamente, com pouca ou nenhuma intervenção humana, e absolutamente sem digitação de informação.

Eu recomendo seriamente que todo colecionador de música dê uma olhada na ferramenta e experimente.

Um comentário:

C. disse...

É uma ferramenta boa sim, mas eu tenho que te falar que ele errou aqui na classificação de algumas coisas. Seria pq eu escuto coisas improváveis demais?????