sábado, fevereiro 27, 2010

Paris de Trem

Para celebrar o aniversário da Yuliya, fomos juntos passear em Paris.

Partimos Sábado às 7:25 no trem da Thalys, em segunda classe — o melhor trem em que eu andei na minha vida, e isso inclui ir de primeira classe de Lisboa ao Porto, em 2006.

A viagem de trem é extremamente confortável, e muito mais barata e prática do que voar: a gente fez Amsterdam - Paris em aproximadamente 4 horas, de porta-a-porta, sem a chateação de ter de ir ao aeroporto, passar por segurança chata ou ter de se deslocar até o aeroporto.

Desembarcamos em Paris Nord (que além de uma estação internacional de trem é também uma estação de metro) e pegamos o metro direto até a estação Opera, que era a mais próxima do hotel.

Depois de deixar as nossas malas, saímos para almoçar e caminhar. A cidade estava com cara de chuva, mas quase seca. A Yuliya queria ver primeiro a Basilique du Sacré-Cœur (wikipedia), e então decidimos que a gente poderia andar do hotel até lá, e seguimos esta rota:


View Larger Map

No caminho, paramos para comer num bistro qualquer (o restaurante que a gente tinha planejado estava fechado para almoço num sábado de tarde...), e eu descobri o cassoulet, um prato típico da região de Limousin. A Yuliya estava curiosa e pediu (mas acho que gostou mais do meu prato) um Croque-Madame (uma variante parisiense do clássico Croque-Monsieur, que a gente corrompeu até virar o nosso "misto quente". Olha os dois pratos aí, com a minha sorridente namorada:

0007_01

A catedral é 'magnific', como diriam os franceses. A minha foto favorita lá, foi esta:

0032_01

O resto das fotos, como sempre, está no Flickr.

Nenhum comentário: